APRECIE, SABOREIE E DEGUSTE, COM MODERAÇÃO !

Beba devagar. Saborear um bom copo de vinho ajuda a interpretar e a respeitar os gostos do vinho. Ainda por cima porque em Portugal o vinho tem uma função social muito importante, sendo utilizado para comemorações pessoais e profissionais. Festeje, aproveite, mas seja racional nas suas escolhas e na forma de beber. Respeite as diretrizes para o consumo moderado: dois a três copos por dia para os homens e um a dois copos por dia para as mulheres. Não, a diferença não se deve a qualquer desconsideração: as mulheres possuem normalmente uma menor superfície corporal e menos peso, além de um metabolismo diferente.

Se costuma beber com frequência muitos copos numa só noite, pense bem no que está a fazer à sua saúde. Nunca se deve ingerir mais de quatro unidades de álcool na mesma ocasião. As crianças, adolescentes e grávidas não devem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

E já agora, lembra-se daquele velho slogan publicitário “Se conduzir não beba”? Pois, é antigo mas continua muito atual, uma vez que a capacidade  de condução de máquinas é diretamente influenciada pelo consumo de álcool. Um dos primeiros efeitos do álcool em excesso na corrente sanguínea é o estado de euforia e uma audácia incontrolada. Uma perda de vigilância em relação ao meio envolvente, a perturbação das capacidades sensoriais, particularmente as visuais e aumento do tempo de reação são algumas das mais preocupantes consequências na presença de álcool em excesso no organismo na hora de conduzir.

Mas como se mede a alcoolemia? A Taxa de Álcool no Sangue (TAS) é a quantidade de álcool na corrente sanguínea. Uma TAS de 0,5% significa que o indivíduo tem 5 gramas de álcool no corpo por cada um litro de sangue. O problema é que o processo de eliminação do álcool é lento. Quer um exemplo?Um indivíduo que tenha atingido uma TAS de 2 gramas por litro às 23.45, só às 20h00 do dia seguinte é que o organismo eliminou completamente o álcool no sangue.

Não vale a pena inventar. Se bebeu para além da conta, não pegue no carro. Não arrisque. Lá está: se conduzir não beba.